Janeiro Verde: combate ao câncer de Colo de Útero

O câncer de colo de útero,é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, dados alarmantes considerando que este tipo de câncer é facilmente prevenível.

Causa: Também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papalomavírus humano- HPV oncogênicos. A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. 

Sintomas e Contaminação: O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.Fatores que aumentam o risco da contaminação incluem início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros, tabagismo e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Prevenção e exames: O uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal. O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.  Essa vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

As alterações causadas pelo câncer no colo do útero,são descobertas facilmente no exame preventivo conhecido como Papanicolau,que consiste na coleta do liquido vaginal e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame em toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto.

Visite seu médico regularmente!

 

fonte: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-colo-do-utero

 

 

Nenhum comentário ainda.

Faça um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

WhatsApp