Ultra-som Morfológico

Informações básicas sobre o Ultra-som Morfológico

Muitas gestantes se perguntam para que serve o Ultrassom Morfológico e qual a sua importância na gestação. É realmente importante esclarecer estas dúvidas uma vez que este exame vem apresentando cada vez mais valor e se tornando imprescindível para um Pré-Natal bem acompanhado e completo.

Este exame deve ser feito em todas as gestantes no quinto mês de gestação, pois nesta fase o bebê já se encontra “formado”, necessitando apenas de crescimento e amadurecimento. Ele visa detectar precocemente a presença de má-formações no feto que podem estar relacionadas ou não a Síndromes genéticas, como por exemplo, a Síndrome de Down e também defeitos físicos como pé-torto-congênito, lábio leporino, etc… e muitas outras alterações, inclusive má-formações cardíacas congênitas, aquelas em que a criança já nasce com ela. Caso seja observada alguma alteração durante o exame, esta gestante será orientada a procurar um profissional ou serviço especializado em Medicina Fetal para dar prosseguimento ao diagnóstico e tratamento corretos.

A real importância deste exame é que, apesar de não podermos mudar o diagnóstico destas doenças, podemos fazer com que esta criança receba um acompanhamento especializado, criando um ambiente adequado para o momento do parto e também para que a família receba um preparo psicológico, evitando surpresas desagradáveis em um momento tão importante. Como exemplo, um bebê que recebe um diagnóstico de má-formação cardíaca ainda no útero da mãe deverá nascer com uma assistência neonatal adequada, em hospitais que possuam UTI neonatal e um profissional específico para esta área, para receber o tratamento ideal. Sem um diagnóstico precoce, esta criança não poderá desfrutar dos benefícios de um parto programado, com equipe especializada.

Por fim, todas as gestantes têm a preocupação de saber se está tudo bem com o seu bebê e o Ultrassom Morfológico, quando realizado por profissionais adequados, traz a possibilidade de aumentar a tranquilidade e trazer bem-estar às futuras mamães.

 

Dra. Ana Luiza Sadok – Médica ultrassonografista da Clínica Ultra-som Corpo.