Tornozelo e Pé à Luz da Ultrassonografia

A ultrassonografia já se consagrou também na ortopedia no que diz respeito à avaliação das partes moles, notadamente tendões, músculos e alguns ligamentos

No tornozelo temos vários tendões que podem ser comprometidos por lesões e inflamações de variadas origens. Um dos mais acometidos é o tendão de Aquiles, seja por trauma ou calçados inadequados. A ultrassonografia é excelente método para verificar se há apenas inflamação ou se houve rompimento do tendão, além de avaliar o local e a extensão do problema e se há fatores complicantes como o aparecimento de fibrose e/ou calcificação.

Além do tendão de Aquiles, outros tendões também são examinados, como o tibial posterior; tibial anterior; flexores e extensores dos dedos; a fáscia plantar, sede freqüente de inflamação; e o ligamento fíbulo-talar anterior que costuma ser comprometido nas torções do tornozelo.

Examinamos ainda as articulações para verificar a presença de derrame e também a presença de cistos sinoviais que se caracterizam à ultrassonografia por nodulação escura devido ao conteúdo líquido.

Outra utilidade desse exame é na avaliação da dor entre os dedos do pé, que muitas vezes é causada por um nódulo situado em um nervo no local, e que é conhecido como neuroma de Morton.

WhatsApp