Clínica passa a realizar exame para diagnóstico da Endometriose

DIAGNÓSTICO DA ENDOMETRIOSE PELO ULTRA-SOM

A endometriose é caracterizada por tecido endometrial fora da cavidade uterina. Acomete de 05 a 15% das mulheres em idade reprodutiva.Os principais sintomas são cólicas menstruais, dor nas relações sexuais, alterações intestinais e urinárias cíclicas e infertilidade.
Os locais mais acometidos são: região retrouterina, intestino, vagina, bexiga e ureter.
Os ovários podem ter focos com endometriomas, regiíío dos ligamentos útero-sacros, septo retovaginal e reto são locais mais acometidos.
O exame icteal deve seguir protocolo técnico para execução, incluindo adequado preparo intestinal, jejum e avaliação completa de toda pelve, vias urinárias e alças intestinais, incluindo o ceco e apêndice quando visualizado. Durante a execução do exame 40 ml de gel é colocada na vagina para esmdo das paredes vaginais e espaço retovaginal.
O exame geralmente é demorado e gera mais desconforto à paciente, uma vez que alças intestinais são comprimidas e as pacientes podem apresentar mais de uma lesão.
Apesar do desconforto, o exame c muito mais simples que outros invasivos e de custo elevado como laparoscopias, cirurgias e ressonância magnética, que tem menos sensibilidade para lesões intestinais.

1 Comentário

  1. Qual o tipo de desconforto? Dói durante e após o procedimento? Quanto tempo geralmente dura o exame?

    Claudia

Faça um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

WhatsApp